O que fazemos

Práticas e metodologias 2018-11-04T23:30:20+00:00

Práticas e Metodologias

Contamos com diversas metodologias padronizadas que desenvolvemos ao longo do tempo. Entretanto, nossa experiência mostra que cada empresa tem oportunidades, processos e cultura organizacional diferentes. Esta diversidade exige que cada proposta da Pragmatis seja única e diferenciada para cada cliente e, por isso, não acreditamos em uma única solução predeterminada. Assim, o primeiro passo antes de apresentar uma proposta, é entender seu problema, seu contexto e sua organização.
Aqui detalhamos algumas nossas principais metodologias.

Orçamento base zero (OBZ):

basezero

O Orçamento Base Zero consiste na implementação de um processo eficiente para a elaboração do orçamento das despesas de uma organização. Assim, o objetivo principal da metodologia é instaurar uma mudança cultural perene que gere um ciclo virtuoso na redução das despesas ano após ano. Devido a sua eficácia, os resultados são capturáveis já no primeiro ano de implementação.

Apesar de ter sido desenvolvida inicialmente para controlar as despesas fixas, a metodologia pode ser aplicada à gestão das linhas de custo, despesas variáveis e receita. A origem do OBZ está vinculada à gestão das despesas fixas por ser as contas do DRE com maior controle e discricionariedade por parte dos gestores. A diferença dessas contas, as demais linhas (receita, custo e despesas variáveis) dependem de outros fatores como o comportamento do mercado ou o contexto econômico. Assim, uma gestão eficiente das despesas fixas garante uma alavanca de rentabilidade que depende exclusivamente do Management da organização.

O princípio da metodologia é entender, definir e acompanhar a utilização dos recursos necessários para atingir os desafios estratégicos da organização.

A metodologia consiste em quatro módulos de trabalho:

  • Entendimento da situação atual, onde fazemos um mapeamento da utilização dos recursos e do processo de gestão do orçamento, e um entendimento do planejamento estratégico de curto e longo prazo da organização
  • Definição e/ou revisão das regras de utilização dos recursos, onde são estabelecidas, em conjunto com os gestores da organização, as diretrizes para gasto eficiente
  • Elaboração do orçamento, onde os gestores da organização definem seu orçamento desdobrando as regras estabelecidas no módulo anterior
  • Controle e acompanhamento do orçamento, onde é definido e implementado um processo de comparação do orçamento com o gasto realizado

Pela flexibilidade da metodologia, o processo pode ser adaptado às ferramentas de suporte do orçamento do cliente, a outros sistemas de gestão, ou a ferramentas mais simples como Excel e interfaces de BI.

Uma das principais alavancas que analisamos durante o processo são as iniciativas de sourcing. Para isso, contamos com parceiros de renome no mercado em diversos segmentos que podem nos suportar na captura dos ganhos identificados.

Desenho Organizacional:

dezenho-org

Nos projetos de Desenho Organizacional ajudamos aos nossos clientes a definir a estrutura organizacional ótima para o atingimento dos seus desafios estratégicos. Assim, o objetivo principal do projeto não é reduzir custos senão estruturar uma organização mais ágil, flexível e eficiente para atender aos clientes.

Após o entendimento dos desafios de curto, médio e longo prazo da organização, contamos com quatro frentes de trabalho que podem ser aplicadas:

  • Definição das funções e responsabilidades, onde revisamos a alocação de atividades por processo nas diferentes áreas da organização (quem é responsável por cada atividade e como fluem os processos dentro da organização)
  • Dimensionamento estrutural (primeiros dois níveis hierárquicos da organização), onde discutimos junto com os principais stakeholders qual é a estrutura de mando adequada para atingir os desafios da organização
  • Dimensionamento gerencial (gerências e coordenações), frente na qual revisamos a liderança das equipes identificando potenciais sinergias entre times ou oportunidades de span de controle
  • Dimensionamento das equipes, onde revisamos o número de posições necessárias para a realização das atividades da área. Contamos com diversas metodologias para analisar atividades de diferente natureza: áreas administrativas, comerciais, projetos e operacionais (por exemplo, warehousing)

A última etapa da metodologia consiste na elaboração dos planos de implementação, detalhando as iniciativas necessárias para a captura das oportunidades identificadas e a nomeação dos funcionários que ocuparão as posições na nova estrutura. A Pragmatis também faz acompanhamento da implementação da nova estrutura.

Devido à sensibilidade do assunto, um dos principais pontos de atenção nesse tipo de projeto é a gestão da mudança. Nessa linha, a Pragmatis desenvolveu uma nova metodologia de Change Management que permite “suavizar” o impacto na organização e manter um clima organizacional saudável.

Adicionalmente à revisão da estrutura, a Pragmatis também apoia seus clientes na revisão do processo de gestão de headcount, desde a definição do orçamento até o processo de acompanhamento.

Fusões e Aquisições:

fusoes

Após a compra de uma empresa ou a fusão de duas organizações, apoiamos aos nossos clientes na integração operacional dos negócios.

Após a integração de capital, trabalhamos junto com as organizações envolvidas em quatro frentes de trabalho para a integração operacional:

  • Desenho estrutural da organização, onde utilizamos a mesma prática que no Desenho Organizacional e discutimos junto com os principais stakeholders qual é a estrutura de mando adequada para atingir os desafios da organização
  • Revisão dos processos operacionais, onde mapeamos as atividades, indicadores e sistemas de cada organização envolvida e definimos o processo ótimo para a nova organização. Nessa frente também auxiliamos na elaboração de alguns subprodutos específicos para algumas áreas, como plano de contas da nova organização, cadastro de fornecedores, estrutura de faixas e salários, etc.
  • Identificação de sinergias entre operações, onde mapeamos potenciais oportunidades operacionais derivadas da fusão das duas organizações
  • Dimensionamento gerencial e das equipes da nova organização, onde utilizamos a mesma metodologia que nas frentes do Desenho Organizacional e revisamos o número de posições necessárias para a realização das atividades da área, assim como os níveis de gerência média da organização

No caso das organizações que estão constantemente adquirindo novas empresas e integrando ao seu negócio, contamos com uma metodologia para definir um processo detalhado da integração, definindo o cronograma passo a passo com cada uma das atividades necessárias.

Otimização de Processos de Gestão (OPG):

opg

Ajudamos aos nossos clientes a tornar seus processos de gestão mais eficientes em termos de custo, tempo e qualidade.

Após a seleção dos processos a ser revisados, começamos com a primeira etapa de mapeamento dos processos, onde entendemos cada uma das atividades, os responsáveis envolvidos, indicadores de acompanhamento e os sistemas utilizados.

A revisão do processo gira em torno ao PCS (Problema-Causa-Solução), onde identificamos cada um dos problemas que apresenta o processo (em termos de custo, tempo ou qualidade) e a causa raiz do problema. Com base nessas informações, propomos uma solução pragmática, simples e de fácil implementação, que apresente melhorias mensuráveis. A solução pode ser uma revisão das atividades (adição, eliminação, substituição, alteração do responsável, etc.) ou uma alteração nos sistemas de suporte.

Para garantir a captura das eficiências, revisamos os indicadores de desempenho utilizados para medir a eficiência do processo (definindo as metas esperadas após a revisão) e definimos o plano de ação com datas e responsáveis para a implementação.

Processos Comerciais/PEX:

processos-comerciais

Apoiamos às organizações a melhorar a execução no momento de contato com seus clientes. Assim, contamos com uma vasta experiência em gestão da força de vendas e varejo.

1. Gestão da Força de Vendas:

Nossos projetos visam definir as rotinas, processos e ferramentas de controle para potencializar o desempenho comercial. Assim, ajudamos aos nossos clientes na revisão de todas as etapas da gestão comercial:

  • Elaboração da agenda da Força de Vendas (priorização de clientes)
  • Preparação da visita (levantamento e análise de informações)
  • Definição do passo a passo na visita (atividades, responsáveis e controle)
  • Acompanhamento com indicadores de desempenho
  • Definição das rotinas de reunião
  • Revisão do esquema de remuneração da Força de Vendas
  • Otimização das rotas de visita
  • Segmentação e dimensionamento da Força de Vendas

2. Programa de Excelência de Lojas (PEX)

Com o decorrer dos nossos projetos, desenvolvemos uma ferramenta robusta de gestão das lojas que compreende diversas dimensões para maximizar a experiência do cliente:

  • Definição da agenda de reuniões, desdobrando desde as reuniões do headquarters até as reuniões operacionais na própria loja e definindo os relatórios e indicadores correspondentes a cada reunião
  • Revisão das atividades dos colaboradores na loja, com os devidos procedimentos
  • Definição das ferramentas e indicadores de acompanhamento do desempenho da loja

A Pragmatis suporta na definição do conteúdo e na implementação dos programas, sendo parte ativa dos treinamentos da equipe comercial.

Pricing:

princing

A otimização da estratégia de preços é uma das alavancas que maior impacto traz no bottom line das empresas, além de ser geralmente uma das ferramentas menos exploradas. Nossos projetos de Pricing ajudam às organizações a maximizar o valor capturado por meio de diversas metodologias.

Auxiliamos à precificação dos nossos clientes em três dimensões:

  • Gestão estratégica de preços, onde revisamos o posicionamento de preços versus a concorrência, a proposta de valor do portfólio de produtos, os modelos de precificação, etc.
  • Gestão transacional de preços, onde revisamos as diferentes ferramentas para otimizar a estratégia de preços definida no dia a dia (definição da tabela de preços, gestão de descontos, discriminação por segmento e canal, volume mínimo do pedido, etc.)
  • Gestão organizacional dos preços, onde revisamos a estrutura organizacional e processos de precificação da organização, auxiliando na formação das equipes e implementando as ferramentas de suporte

Route to Market / Go to Market:

rtm

A nossa metodologia de Route to Market compreende a otimização da distribuição dos produtos dos nossos clientes. Para apoiar os nossos parceiros nas principais decisões de Route to Market analisamos diversos aspectos:

  • Mapeamento do margin pool da cadeia de valor, identificando os principais stakeholders e as alavancas em cada uma das etapas
  • Segmentação de clientes, onde identificamos as principais necessidades de cada cliente, os atributos que são chave para sua fidelização e a sua rentabilidade
  • Modelo de atendimento de cada um dos segmentos, onde definimos qual será a força de vendas que atenderá cada cliente, o modelo de atendimento (vendas e logística), o nível de serviço objetivo e as ferramentas adequadas para maximizar a captura de valor em cada segmento
  • Gestão do portfólio de produtos e clientes, onde implementos processos para acompanhar a rentabilidade e evitar conflitos de interesse entre canais ou segmentos

Dentro da metodologia, a Pragmatis conta também com uma expertise diferenciada em remuneração de revendas (Wholesaler Compensation). Nesse tipo de projeto, auxiliamos aos nossos clientes a construir uma rede sustentável de revendas e definir uma remuneração saudável dos distribuidores alinhada com os incentivos da organização.

Gestão logística e de Estoque:

logistica

Nossos projetos de gestão logística visam eficientizar os custos logísticos por meio de diversas ferramentas:

  • Revisão dos custos de frete, onde analisamos as despesas de transporte e procuramos diversas iniciativas (mix do modal, otimização da ocupação, mix de modelos de veículos, utilização de cross-docking, internalização vs. terceirização, etc.)
  • Revisão dos processos de armazém, onde mapeamos e identificamos melhorias nos processos internos (recebimento, movimentação, expedição, importação, exportação, etc.)
  • Dimensionamento do pessoal operacional do armazém, a través do levantamento de tempos e movimentos e a identificação de aumento da produtividade
  • Dimensionamento do pessoal de suporte, onde mapeamos as atividades e processos do back-office logístico procurando iniciativas de eficiência
  • Gerenciamento do estoque, onde revisamos a política por produto para otimizar o custo de capital investido e o nível de serviço oferecido

Blueprint Logístico:

blueprint

Dada da necessidade cada vez maior de uma redução dos custos da cadeia como um todo, oferecemos ferramentas para a otimização da malha logística. A través de diversas ferramentas informáticas definimos a localização ótima das fábricas e/ou centros de distribuição com base nas diferentes alternativas de transporte de mercadoria.

O primeiro passo nos nossos projetos consiste no cálculo dos custos de produção e logísticos de cada uma das etapas da cadeia, nas diferentes modalidades de transporte oferecidas. Uma vez definidas as curvas de custo de transporte, mapeamos os diferentes pontos de demanda e definimos a localização ótima das fábricas e/ou centros de distribuição com base na função objetivo definida (maximizar o lucro, minimizar o custo, maximizar o volume, maximizar a distribuição, etc.).

Nossa equipe foi treinada em diversos softwares de otimização logística (como CAST e LLamasoft) além de termos desenvolvido internamente ferramentas simplificadas em Excel e VBA.

Melhoria contínua:

melhoria

Nos projetos de melhoria contínua ajudamos aos nossos clientes a minimizar ou eliminar sistematicamente as atividades que não agregam valor (desperdícios) dos seus processos operacionais e de suporte.

Ao invés de focar em revisões isoladas de atividades, ativos ou mesmo áreas, analisamos horizontalmente o fluxo de produtos e serviços ao longo de toda a organização, maximizando o valor agregado ao cliente final e visando eliminar todo o desperdício.

Para revisar cada etapa, aplicamos um processo com os cinco princípios da metodologia lean:

  • Identificar o valor de cada produto desde o ponto de vista do consumidor
  • Mapear as diferentes etapas no processo analisado, identificando as que agregam valor ao produto e as que podem ser eliminadas
  • Juntar as etapas que agregam valor ao produto, criando um fluxo de valor contínuo e minimizando o tempo até o consumidor
  • Estabelecer um sistema de produção “Pull”, só oferecendo os produtos demandados pelo consumidor
  • Buscar a perfeição começando de novo o processo

Os projetos de melhoria contínua precisam de uma mudança cultural na organização e são mais eficazes quando a mudança está enraizada na empresa.

Business Plan / Valuation:

business-plan

Apoiamos aos nossos clientes no desenvolvimento de planos de negócios para projetos de alto impacto na organização (novos produtos, entrada a novos mercados, desenvolvimento de novos negócios, etc.) assim como também no valuation da organização ou parte dela.

Nossas recomendações englobam os diversos aspectos da análise financeira:

  • Mapeamento da demanda e da situação competitiva
  • Entendimento e modelagem dos custos operacionais e financeiros
  • Recomendação da estrutura de financiamento e do capital investido
  • Análise de diferentes cenários de crescimento do negócio
  • Identificação de oportunidades de aumento de valor do negócio
  • Cálculo do valor financeiro

A experiência da nossa equipe em diversas indústrias e instituições financeiras contribui com uma sólida base para auxiliar aos nossos clientes nesses projetos.

Práticas e Metodologias

Contamos com diversas metodologias padronizadas que desenvolvemos ao longo do tempo. Entretanto, nossa experiência mostra que cada empresa tem oportunidades, processos e cultura organizacional diferentes. Esta diversidade exige que cada proposta da Pragmatis seja única e diferenciada para cada cliente e, por isso, não acreditamos em uma única solução predeterminada. Assim, o primeiro passo antes de apresentar uma proposta, é entender seu problema, seu contexto e sua organização.
Aqui detalhamos algumas nossas principais metodologias.

O Orçamento Base Zero consiste na implementação de um processo eficiente para a elaboração do orçamento das despesas de uma organização. Assim, o objetivo principal da metodologia é instaurar uma mudança cultural perene que gere um ciclo virtuoso na redução das despesas ano após ano. Devido a sua eficácia, os resultados são capturáveis já no primeiro ano de implementação.

Apesar de ter sido desenvolvida inicialmente para controlar as despesas fixas, a metodologia pode ser aplicada à gestão das linhas de custo, despesas variáveis e receita. A origem do OBZ está vinculada à gestão das despesas fixas por ser as contas do DRE com maior controle e discricionariedade por parte dos gestores. A diferença dessas contas, as demais linhas (receita, custo e despesas variáveis) dependem de outros fatores como o comportamento do mercado ou o contexto econômico. Assim, uma gestão eficiente das despesas fixas garante uma alavanca de rentabilidade que depende exclusivamente do Management da organização.

O princípio da metodologia é entender, definir e acompanhar a utilização dos recursos necessários para atingir os desafios estratégicos da organização.

A metodologia consiste em quatro módulos de trabalho:

  • Entendimento da situação atual, onde fazemos um mapeamento da utilização dos recursos e do processo de gestão do orçamento, e um entendimento do planejamento estratégico de curto e longo prazo da organização
  • Definição e/ou revisão das regras de utilização dos recursos, onde são estabelecidas, em conjunto com os gestores da organização, as diretrizes para gasto eficiente
  • Elaboração do orçamento, onde os gestores da organização definem seu orçamento desdobrando as regras estabelecidas no módulo anterior
  • Controle e acompanhamento do orçamento, onde é definido e implementado um processo de comparação do orçamento com o gasto realizado

Pela flexibilidade da metodologia, o processo pode ser adaptado às ferramentas de suporte do orçamento do cliente, a outros sistemas de gestão, ou a ferramentas mais simples como Excel e interfaces de BI.

Uma das principais alavancas que analisamos durante o processo são as iniciativas de sourcing. Para isso, contamos com parceiros de renome no mercado em diversos segmentos que podem nos suportar na captura dos ganhos identificados.

Nos projetos de Desenho Organizacional ajudamos aos nossos clientes a definir a estrutura organizacional ótima para o atingimento dos seus desafios estratégicos. Assim, o objetivo principal do projeto não é reduzir custos senão estruturar uma organização mais ágil, flexível e eficiente para atender aos clientes.

Após o entendimento dos desafios de curto, médio e longo prazo da organização, contamos com quatro frentes de trabalho que podem ser aplicadas:

  • Definição das funções e responsabilidades, onde revisamos a alocação de atividades por processo nas diferentes áreas da organização (quem é responsável por cada atividade e como fluem os processos dentro da organização)
  • Dimensionamento estrutural (primeiros dois níveis hierárquicos da organização), onde discutimos junto com os principais stakeholders qual é a estrutura de mando adequada para atingir os desafios da organização
  • Dimensionamento gerencial (gerências e coordenações), frente na qual revisamos a liderança das equipes identificando potenciais sinergias entre times ou oportunidades de span de controle
  • Dimensionamento das equipes, onde revisamos o número de posições necessárias para a realização das atividades da área. Contamos com diversas metodologias para analisar atividades de diferente natureza: áreas administrativas, comerciais, projetos e operacionais (por exemplo, warehousing)

A última etapa da metodologia consiste na elaboração dos planos de implementação, detalhando as iniciativas necessárias para a captura das oportunidades identificadas e a nomeação dos funcionários que ocuparão as posições na nova estrutura. A Pragmatis também faz acompanhamento da implementação da nova estrutura.

Devido à sensibilidade do assunto, um dos principais pontos de atenção nesse tipo de projeto é a gestão da mudança. Nessa linha, a Pragmatis desenvolveu uma nova metodologia de Change Management que permite “suavizar” o impacto na organização e manter um clima organizacional saudável.

Adicionalmente à revisão da estrutura, a Pragmatis também apoia seus clientes na revisão do processo de gestão de headcount, desde a definição do orçamento até o processo de acompanhamento.

Após a compra de uma empresa ou a fusão de duas organizações, apoiamos aos nossos clientes na integração operacional dos negócios.

Após a integração de capital, trabalhamos junto com as organizações envolvidas em quatro frentes de trabalho para a integração operacional:

  • Desenho estrutural da organização, onde utilizamos a mesma prática que no Desenho Organizacional e discutimos junto com os principais stakeholders qual é a estrutura de mando adequada para atingir os desafios da organização
  • Revisão dos processos operacionais, onde mapeamos as atividades, indicadores e sistemas de cada organização envolvida e definimos o processo ótimo para a nova organização. Nessa frente também auxiliamos na elaboração de alguns subprodutos específicos para algumas áreas, como plano de contas da nova organização, cadastro de fornecedores, estrutura de faixas e salários, etc.
  • Identificação de sinergias entre operações, onde mapeamos potenciais oportunidades operacionais derivadas da fusão das duas organizações
  • Dimensionamento gerencial e das equipes da nova organização, onde utilizamos a mesma metodologia que nas frentes do Desenho Organizacional e revisamos o número de posições necessárias para a realização das atividades da área, assim como os níveis de gerência média da organização

No caso das organizações que estão constantemente adquirindo novas empresas e integrando ao seu negócio, contamos com uma metodologia para definir um processo detalhado da integração, definindo o cronograma passo a passo com cada uma das atividades necessárias.

Ajudamos aos nossos clientes a tornar seus processos de gestão mais eficientes em termos de custo, tempo e qualidade.

Após a seleção dos processos a ser revisados, começamos com a primeira etapa de mapeamento dos processos, onde entendemos cada uma das atividades, os responsáveis envolvidos, indicadores de acompanhamento e os sistemas utilizados.

A revisão do processo gira em torno ao PCS (Problema-Causa-Solução), onde identificamos cada um dos problemas que apresenta o processo (em termos de custo, tempo ou qualidade) e a causa raiz do problema. Com base nessas informações, propomos uma solução pragmática, simples e de fácil implementação, que apresente melhorias mensuráveis. A solução pode ser uma revisão das atividades (adição, eliminação, substituição, alteração do responsável, etc.) ou uma alteração nos sistemas de suporte.

Para garantir a captura das eficiências, revisamos os indicadores de desempenho utilizados para medir a eficiência do processo (definindo as metas esperadas após a revisão) e definimos o plano de ação com datas e responsáveis para a implementação.

Apoiamos às organizações a melhorar a execução no momento de contato com seus clientes. Assim, contamos com uma vasta experiência em gestão da força de vendas e varejo.

1. Gestão da Força de Vendas:

Nossos projetos visam definir as rotinas, processos e ferramentas de controle para potencializar o desempenho comercial. Assim, ajudamos aos nossos clientes na revisão de todas as etapas da gestão comercial:

  • Elaboração da agenda da Força de Vendas (priorização de clientes)
  • Preparação da visita (levantamento e análise de informações)
  • Definição do passo a passo na visita (atividades, responsáveis e controle)
  • Acompanhamento com indicadores de desempenho
  • Definição das rotinas de reunião
  • Revisão do esquema de remuneração da Força de Vendas
  • Otimização das rotas de visita
  • Segmentação e dimensionamento da Força de Vendas

2. Programa de Excelência de Lojas (PEX)

Com o decorrer dos nossos projetos, desenvolvemos uma ferramenta robusta de gestão das lojas que compreende diversas dimensões para maximizar a experiência do cliente:

  • Definição da agenda de reuniões, desdobrando desde as reuniões do headquarters até as reuniões operacionais na própria loja e definindo os relatórios e indicadores correspondentes a cada reunião
  • Revisão das atividades dos colaboradores na loja, com os devidos procedimentos
  • Definição das ferramentas e indicadores de acompanhamento do desempenho da loja

A Pragmatis suporta na definição do conteúdo e na implementação dos programas, sendo parte ativa dos treinamentos da equipe comercial.

A otimização da estratégia de preços é uma das alavancas que maior impacto traz no bottom line das empresas, além de ser geralmente uma das ferramentas menos exploradas. Nossos projetos de Pricing ajudam às organizações a maximizar o valor capturado por meio de diversas metodologias.

Auxiliamos à precificação dos nossos clientes em três dimensões:

  • Gestão estratégica de preços, onde revisamos o posicionamento de preços versus a concorrência, a proposta de valor do portfólio de produtos, os modelos de precificação, etc.
  • Gestão transacional de preços, onde revisamos as diferentes ferramentas para otimizar a estratégia de preços definida no dia a dia (definição da tabela de preços, gestão de descontos, discriminação por segmento e canal, volume mínimo do pedido, etc.)
  • Gestão organizacional dos preços, onde revisamos a estrutura organizacional e processos de precificação da organização, auxiliando na formação das equipes e implementando as ferramentas de suporte

A nossa metodologia de Route to Market compreende a otimização da distribuição dos produtos dos nossos clientes. Para apoiar os nossos parceiros nas principais decisões de Route to Market analisamos diversos aspectos:

  • Mapeamento do margin pool da cadeia de valor, identificando os principais stakeholders e as alavancas em cada uma das etapas
  • Segmentação de clientes, onde identificamos as principais necessidades de cada cliente, os atributos que são chave para sua fidelização e a sua rentabilidade
  • Modelo de atendimento de cada um dos segmentos, onde definimos qual será a força de vendas que atenderá cada cliente, o modelo de atendimento (vendas e logística), o nível de serviço objetivo e as ferramentas adequadas para maximizar a captura de valor em cada segmento
  • Gestão do portfólio de produtos e clientes, onde implementos processos para acompanhar a rentabilidade e evitar conflitos de interesse entre canais ou segmentos

Dentro da metodologia, a Pragmatis conta também com uma expertise diferenciada em remuneração de revendas (Wholesaler Compensation). Nesse tipo de projeto, auxiliamos aos nossos clientes a construir uma rede sustentável de revendas e definir uma remuneração saudável dos distribuidores alinhada com os incentivos da organização.

Nossos projetos de gestão logística visam eficientizar os custos logísticos por meio de diversas ferramentas:

  • Revisão dos custos de frete, onde analisamos as despesas de transporte e procuramos diversas iniciativas (mix do modal, otimização da ocupação, mix de modelos de veículos, utilização de cross-docking, internalização vs. terceirização, etc.)
  • Revisão dos processos de armazém, onde mapeamos e identificamos melhorias nos processos internos (recebimento, movimentação, expedição, importação, exportação, etc.)
  • Dimensionamento do pessoal operacional do armazém, a través do levantamento de tempos e movimentos e a identificação de aumento da produtividade
  • Dimensionamento do pessoal de suporte, onde mapeamos as atividades e processos do back-office logístico procurando iniciativas de eficiência
  • Gerenciamento do estoque, onde revisamos a política por produto para otimizar o custo de capital investido e o nível de serviço oferecido

Dada da necessidade cada vez maior de uma redução dos custos da cadeia como um todo, oferecemos ferramentas para a otimização da malha logística. A través de diversas ferramentas informáticas definimos a localização ótima das fábricas e/ou centros de distribuição com base nas diferentes alternativas de transporte de mercadoria.

O primeiro passo nos nossos projetos consiste no cálculo dos custos de produção e logísticos de cada uma das etapas da cadeia, nas diferentes modalidades de transporte oferecidas. Uma vez definidas as curvas de custo de transporte, mapeamos os diferentes pontos de demanda e definimos a localização ótima das fábricas e/ou centros de distribuição com base na função objetivo definida (maximizar o lucro, minimizar o custo, maximizar o volume, maximizar a distribuição, etc.).

Nossa equipe foi treinada em diversos softwares de otimização logística (como CAST e LLamasoft) além de termos desenvolvido internamente ferramentas simplificadas em Excel e VBA.

Nos projetos de melhoria contínua ajudamos aos nossos clientes a minimizar ou eliminar sistematicamente as atividades que não agregam valor (desperdícios) dos seus processos operacionais e de suporte.

Ao invés de focar em revisões isoladas de atividades, ativos ou mesmo áreas, analisamos horizontalmente o fluxo de produtos e serviços ao longo de toda a organização, maximizando o valor agregado ao cliente final e visando eliminar todo o desperdício.

Para revisar cada etapa, aplicamos um processo com os cinco princípios da metodologia lean:

  • Identificar o valor de cada produto desde o ponto de vista do consumidor
  • Mapear as diferentes etapas no processo analisado, identificando as que agregam valor ao produto e as que podem ser eliminadas
  • Juntar as etapas que agregam valor ao produto, criando um fluxo de valor contínuo e minimizando o tempo até o consumidor
  • Estabelecer um sistema de produção “Pull”, só oferecendo os produtos demandados pelo consumidor
  • Buscar a perfeição começando de novo o processo

Os projetos de melhoria contínua precisam de uma mudança cultural na organização e são mais eficazes quando a mudança está enraizada na empresa.

Apoiamos aos nossos clientes no desenvolvimento de planos de negócios para projetos de alto impacto na organização (novos produtos, entrada a novos mercados, desenvolvimento de novos negócios, etc.) assim como também no valuationda organização ou parte dela.

Nossas recomendações englobam os diversos aspectos da análise financeira:

  • Mapeamento da demanda e da situação competitiva
  • Entendimento e modelagem dos custos operacionais e financeiros
  • Recomendação da estrutura de financiamento e do capital investido
  • Análise de diferentes cenários de crescimento do negócio
  • Identificação de oportunidades de aumento de valor do negócio
  • Cálculo do valor financeiro

A experiência da nossa equipe em diversas indústrias e instituições financeiras contribui com uma sólida base para auxiliar aos nossos clientes nesses projetos.

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